sexta-feira, 20 de maio de 2022

Mapeamento de editoras e publicações independentes

maio 20, 2022 Por Alexandre Morais Sem comentários

   Como escritores e escritoras independentes de Pernambuco publicam seus livros? Quais são as condições em que editoras alternativas desenvolvem seu trabalho? Que políticas públicas seriam importantes para fortalecer a cadeia produtiva do livro? Essas e outras perguntas norteiam a pesquisa Editoras independentes e alternativas: mapas e itinerários, financiada com apoio do Funcultura. 

   A proposta é ouvir agentes do setor em cidades do estado e compreender melhor o funcionamento, as demandas e dificuldades dos profissionais do livro que trabalham de forma independente ou à margem do mercado tradicional. Nesta etapa da pesquisa, as cidades de Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada receberão as escutas presenciais, das quais também podem participar trabalhadores do livro das cidades vizinhas.

  Wellington de Melo, coordenador da pesquisa, explica que a iniciativa visa a lançar um olhar mais aprofundado em um segmento econômico e cultural importante, mas que muitas vezes não é considerado pelo poder público. “As editoras e autores independentes desempenham para o mercado do livro um papel semelhante ao da agricultura familiar, por seu caráter descentralizado e pela capacidade de fortalecer a economia local”, esclarece.

  As escutas acontecem com o apoio do Sesc - Arcoverde, da Prefeitura de Afogados da Ingazeira e da Associação Cabras de Lampião, de Serra Talhada, e serão realizadas pelo editor Fred Caju, da Castanha Mecânica, que também realizou uma pesquisa recentemente sobre editoras independentes. Os locais e horários das escutas podem ser identificados no serviço.

Serviço

Escutas da pesquisa Editoras independentes e alternativas: mapas e itinerários

Arcoverde - 21 de maio (sábado), 16h,

Estação da Cultura - Av. Zeferino Galvão, 119 - Santa Luzia.

Afogados da Ingazeira - 25 de maio (quarta-feira), 16h

Secretaria Municipal de Cultura, Rua Joaquim Nazário, 136, Centro

Serra Talhada - 26 de maio (quinta-feira), 19h 

CineClube Lampião - Museu do Cangaço - Vila Ferroviária S/N.

0 comentários:

Postar um comentário