sexta-feira, 10 de março de 2023

O frade que foi comido por um tubarão

março 10, 2023 Por Alexandre Morais Sem comentários


   Não são de agora nem remontam aos anos 90 as ocorrências com tubarões na Região Metropolitana do Recife. Esta semana o G1 PE catou uma matéria do Diário de Pernambuco de 11 de outubro de 1947 (imagem acima). No dia anterior um frade carmelita havia sido puxado para o fundo do mar, pela manhã, e o corpo aparecido, à noite, devorado do tórax para baixo.

   Tratava-se do Frei Serafim Oliveira de Melo, de 27 anos. O local, coincidentemente, foi a área da Igrejinha de Piedade, em Jaboatão, onde ocorreram os dois casos mais recentes.

   Serafim tomava banho de mar com outros três freis, de nomes Bartolomeu, André e Terésio. Já levados a sair do mar por conta da maré alta, os três religiosos foram surpreendidos pelos gritos de socorro e brusco desaparecimento de Serafim.

   Após mergulhos e ajudas de pescadores com lances de redes, viram um grande animal aparecer e rapidamente sumir nas águas. Foi o bastante para desistirem do socorro.

   Era por volta de meio dia e meia. Às 19h a parte restante do corpo do frade emergiu.

   À época não houve precisão, mas todas as características levaram o caso a ser classificado como ataque de tubarão. Há 76 anos.


Histórico

   Oficialmente as ocorrências com tubarões em Pernambuco só são identificadas a partir de 1992. De lá pra cá são 77 ocorrências  com 26 mortes.

   Do total, 15 incidentes ocorreram na área da Igrejinha de Piedade. Foi lá o primeiro registro oficial, o do banhista Ubiratan Martins Gomes, que foi à óbito.

0 comentários:

Postar um comentário