segunda-feira, 11 de novembro de 2024

Notícias

novembro 11, 2024 Por Alexandre Morais Sem comentários

 

Amupe – Acontece hoje e amanhã, em Gravatá, o seminário de final de ano da Associação Municipalista de Pernambuco. Aberto a todos os gestores, claro, devem faltar os não reeleitos e chover de eleitos ainda não empossados. Na pauta oficial, transição, cuidados para o início do mandato e municipalismo. Nos bastidores, muita política. Afinal 2026 é logo ali.

Federal – O presidente da Amupe e Prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia, trabalha nas duas pautas. É tido como candidato e de fácil eleição para deputado federal em 2026. De visão larga, vem alargando também as bases. Já botou um pé no Pajeú, onde o irmão, Deputado Estadual Gustavo Gouveia, já tem aliados.

João x Raquel (fotos) – E pra governador? O Instituto Opinião e o Blog do Magno deram a primeira sondada no eleitorado para o cargo alto do Estado. O prefeito do Recife, João Campos, apareceu com 76,2% contra 15,8% da Governadora Raquel Lyra, no cenário estimulado. São incríveis 60,4% de frente. Na espontânea, deu João 42,7% e Raquel 9,5%.

Carlos – Andando pelo próprio terreiro, o Deputado Federal Carlos Véras comemorou a escolha da irmã, Vereadora Socorro Véras, para presidir a Câmara de Tabira a partir de janeiro. Em Afogados fez visitas acompanhado pelo Vice-Prefeito Daniel Valadares, do MDB. Uma delas foi ao vereador eleito pelo Republicanos, Mário Martins, que se recupera de um acidente de moto. Nas mídias faltou citar a Vereadora eleita pelo PT, Lucineide do Sindicato, que acompanhou todas as passadas do Deputado.

Serra – Em Serra Talhada anunciam um clássico político para deputado estadual. O atual, Luciano Duque, deve ir para a reeleição. E o ex, Sebastião Oliveira, deve ser candidato.

Foto: Folha/UOL

A declaração foi óbvia, mas deu manchete por sair de quem saiu. O Senador Humberto Costa (foto), em entrevista ao Metropóles, disse que a derrota do Presidente Lula em 2026 não é uma hipótese descartada. Nem num cenário comum este seria um quadro difícil de se imaginar, especialmente agora com a vitória de Donald Trump nos Estados Unidos, assunto que era a pauta da entrevista com Humberto. Virou manchete porque não é comum aos figurões do PT fazer admissões como essa em público.

Machado – Quase que pegando a deixa de Humberto, o ex-ministro do Turismo, Gilson Machado, passou de carro junto com Bolsonaro, em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília, e gravou um vídeo aos gritos de “a gente vai voltar”. O ex-presidente deu risadas. Sabe que tem que superar a própria inelegibilidade para 2026. Trata esse assunto como muito possível, mas as adversidades são muitas.

Vacinas – Estão faltando vacinas em 11 estados e no Distrito Federal, segundo levantamento do jornalista Tácio Lorran. Tríplice viral, tríplice bacteriana, varíola, Covid-19 e HPV estão entre as não fornecidas pelo Ministério da Saúde. Os registros foram relatados pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. Alguns não responderam à consulta, entre eles, Pernambuco.

Musk não – O rico e poderoso Elon Musk pode ser impedido de ter um alto cargo no Governo dos Estados Unidos, como deseja o presidente eleito, Donald Trump. É que Musk tem contratos bilionários com a Nasa e com o Pentágono. Isto gera conflito de interesses e já está sob o olhar da justiça americana.

Futebol – O Flamengo é pentacampeão da Copa do Brasil. O Santos pode garantir, hoje, o retorno à Série A. E o Sport pode sair do G4 da Série B, faltando duas rodadas para o fim da competição.

Feriado – Hoje é segunda, mas sexta é feriado. Se é que isto serve de ânimo. Boa semana.

0 comments:

Postar um comentário