quinta-feira, 14 de novembro de 2024

Notícias

novembro 14, 2024 Por Alexandre Morais Sem comentários


Carnaíba – Alunos da Escola Técnica Paulo Freire, em Carnaíba, estão na final do prêmio Solve for Tomorrow Brasil. O prêmio é uma iniciativa da Samsung como estímulo a estudantes do Ensino Médio de escolas públicas a identificar problemas reais e desenvolver soluções baseadas em ciência e tecnologia. Pois bem, os alunos identificaram o mal que a manipueira, um resíduo da mandioca, leva à saúde humana e desenvolveram um filtro a base de cascas de pinha para reduzir os riscos. É o Fitropinha. A experiência está sendo aplicada nas casas de farinha das comunidades quilombolas do Caroá. Os próprios alunos apresentam a experiência no vídeo acima. Fantástico.

Iguaracy – O depoimento do vereador de Iguaracy, Juciano Gomes, fez ressurgir especulações sobre uma possível mudança de lado político. Concorrendo pelo grupo de oposição ao Governo Zeinha, Juciano não conseguiu se reeleger nas eleições deste ano e enfrentou críticas, como ele próprio relembrou, de que teria “se vendido”. Na última sessão da Câmara, começou anunciando que estava deixando o grupo de oposição e findou dizendo que ia deixar mesmo era a vida política.

 Foto: Rafael Bandeira/Secom

A governadora Raquel Lyra (foto) foi pressionada durante a campanha de 2022, especialmente no segundo turno, a declarar qual o seu alinhamento político nacional. Não o fez. Muitos justificaram que era estratégia político-eleitoral. Parece que não. Pelo que disse ao Estadão, a postura é de não fazer oposição a ninguém. “Discordo de posições que o partido (PSDB) vem tomando, como a oposição sistemática ao governo Lula. Não fomos oposição ao (ex-presidente) Jair Bolsonaro (PL), também acho que não deveríamos ser ao Lula, mas sim nos posicionarmos de maneira independente”, afirmou.

Bomba em Brasília - Tem gente da imprensa tratando como "lobo solitário" e tem gente da política alegando "problemas mentais". Mas a investigação pregressa mostra, clara e rapidamente, que o Tiu França (o homem-bomba brasileiro), foi um instrumento da campanha do ódio. Autor e vítima de uma corrente extremista antidemocrática que detona poderes diariamente. Ideias de gente que tá comemorando a morte dele. E há de aparecer quem o lance a herói.

Briga das PECs – Em contraponto à chamada PEC 6x1, o deputado Maurício Marcon, do Podemos do RS, apresentou o que chama de PEC da Alforria. A primeira propõe a redução da jornada de trabalho sem prejuízos nos salários. A segunda, o pagamento proporcional ao período trabalhado. A primeira vem ganhando a simpatia do Governo. A segunda foi abraçada pela oposição. Fica o trabalhador esperando. Mas sentado, porque esse debate vai demorar muito.

Câmara – Já é dada como certa a eleição do deputado Hugo Motta como o próximo presidente da Câmara dos Deputados. O paraibano já conta com o apoio de partidos que somam 429 votos. Para ser eleito bastam 257. E não há mais concorrentes.

Poupançudos – A Caixa Econômica volta a investir na atração de crianças e adolescentes investidores. Anunciou o retorno dos Poupançudos, brinquedos colecionáveis que viraram mania no início dos anos 2000. Mídia para alavancar os números da caderneta de poupança, maior fonte de financiamento do crédito imobiliário da Caixa. Em outubro houve mais saques do que depósitos na caderneta.

Bola – Hoje tem jogo da Seleção Brasileira. É contra a Venezuela, pelas eliminatórias da Copa do Mundo. O Brasil tá em quarto lugar na competição. A adversária, em oitavo. O jogo começa às 18h.

Pense nisto




0 comments:

Postar um comentário